Da Assessoria
Cerca de 200 apicultores participaram nessa sexta-feira (21) do 6° Seminário de Apicultura do Oeste do Paraná. O evento iniciou às 10 horas com abertura oficial e logo após palestra sobre manejo de pré-colheita em Boas Práticas de Fabricação, BPF, com Marcia Raad, logo após palestra sobre meliponicultura produção e legislação com Rogério Alves, apresentação do projeto IG com Coofamel e Parceiros, palestra apicultura profissional com Robson Raad e assembleia com a Federação Paranaense de Apicultores, FEPA e para finalizar entrega dos certificados.
O presidente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná, Coofamel, de Santa Helena, Wagner Gazziero, explica que nessa edição do seminário, quando a Coofamel completa dez anos, o principal tema foi abordar as novas tecnologias para área e principalmente informar todo o processo de identificação geográfica do mel que vem sendo trabalhado em Santa Helena e região. “Tivemos um ótimo publico, vários expositores, evento excelente da Apicultura principalmente nesse momento em que o mel está em alta, com aumento de 100% nos preços e todo trabalho e organização que vem acontecendo nessa área”, informa.
Segundo Gazziero, eventos como esse são fundamentais, pois a região é extremamente agrícola e a produção do mel está em crescimento e valorização constante. “O produtor deve estar por dentro das novas tecnologias utilizadas na produção do mel para que se tenha qualidade e quantidade”, finaliza. O presidente agradece a presença de todos.
Coofamel
A Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), comercializa mel de altíssima qualidade, produzido em propriedades familiares modelo da região. Com o objetivo de agregar valor e diversificar a produção, os apicultores através da Cooperativa, realizando cursos e capacitações implementando a produtividade. Os produtos da Coofamel são produzidos e manuseados artesanalmente, de acordo com as normas de sanidade, mantendo-se a coloração, textura e o sabor mais puro do mel. A Coofamel fundada em julho de 2006 integra cerca de 20 grupos organizados de apicultores. Na região Oeste do Paraná existem cerca de 2 mil produtores somando o equivalente a 50 mil colmeias.