Por Da Assessoria | Postado em: 10/05 - 10:11
Produtores de Ouro Verde recebem orientações e adequações em suas propriedades para receberem certificação orgânica

A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná através do contrato 56/2014, com Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), em parceria com bolsistas do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos - Núcleo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizaram no dia 12 de abril, uma visita técnica a cinco produtores rurais de Ouro Verde do Oeste.

Os moradores são da Linha João Gomes e Vila Rural, interior do município, receberam uma visita de adequação do sistema, ou seja, foi apresentado o sistema de conversão da propriedade para que no período de um ano possam receber a certificação orgânica.

De acordo com a técnica da Biolabore e zootecnista, Paula Hermes, através da parceria com o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, facilitará o acesso gratuito ao sistema de certificação das propriedades por existir uma parceria com o Governo do Estado.

Nos encontros, os bolsistas do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos mostraram para os produtores o que precisam fazer em suas propriedades para alcançarem a certificação de produtos orgânicos, e assim, comercializarem o produto. Após a aceitação dos produtores, inicia um processo de transformação das propriedades.

Segundo Paula, o apoio técnico aos produtores acontece desde novembro de 2014 com serviços técnicos da Biolabore através do Convênio com o SEAD .  Nesse período, a produção de hortaliças na propriedade sempre foi orgânica, mas não certificada. “A vontade de conquistar a certificação é um grande avanço na Assistência Técnica, porque, atualmente, existe o uso de agrotóxicos na produção das hortaliças o que causa problemas a saúde dos consumidores. Nosso objetivo é mudar isso e tornar a vida das pessoas mais saudável”, comenta.

O diferencial das famílias de Ouro Verde do Oeste é o amor com que produzem suas hortaliças, ou seja, eles se dispuseram a ouvir e adaptar suas propriedades não pensando apenas no lucro, mas também na quebra de paradigmas e na transformação de suas vidas e das pessoas que terão contato com a produção. “Muitos produtores passam anos usando produtos químicos na lavoura achando que é normal, mas quando estão dispostos a mudar e buscar uma certificação orgânica é uma vitória, pois mudaram também a consciência em relação a qualidade de vida”, comenta.

A produtora, Sidileide de Fátima dos Santos, tem em sua propriedade a produção de frutas e está disposta a seguir todas as orientações repassadas. “Vamos fazer tudo certinho, separar as galinhas da terra, plantar barreiras, mudar os porcos do lugar, enfim, nada em nossa lavoura receberá produtos proibidos na produção orgânica. A partir de agosto queremos pegar firme para alcançar o certificado. Vamos mudar nosso padrão de vida e trabalhar para ter resultados”, comemora.

A família de Márcio Ferreira da Silva também recebeu a visita e confirmou sua participação no projeto de adequação em busca do certificado. Segundo ele, esse acompanhamento técnico da Biolabore tem trazido muitos resultados. Ano passado produziram e comercializarem todos os produtos e pretendem expandir a produção. “A Paula foi um anjo que deus colocou no nosso caminho e pretendemos continuar com a ajuda de deus e a força de vontade vamos conseguir. A gente sempre pensa que sabe tudo, mas conhecimento nunca é demais. Em cada encontro com os técnicos aprendemos algo novo e faremos certinho para termos ótimos resultados”, finaliza.

Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos

O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos é o único programa público gratuito do Brasil que capacita e orienta os produtores a adequarem suas propriedades à legislação de orgânicos e que audita e certifica a produção orgânica. O programa contribui para colocar o Paraná em destaque como o maior produtor orgânico do país e é voltado para a agricultura familiar, cumprindo um importante papel na sociedade.

O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos é uma parceria do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) que é o órgão responsável pela certificação, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) que é o órgão que financia o programa e sete universidades estaduais, incluindo a UNIOESTE e o CPRA (Centro Paranaense de Referência em Agroecologia).  Técnicos e estudantes das universidades realizam a capacitação dos produtores, dando-lhes assistência e acompanhando todo o processo de conversão da propriedade convencional em orgânica de acordo com a legislação de orgânicos.

O núcleo Unioeste atende há alguns anos produtores de outros municípios do Oeste do Paraná em parceria com a Biolabore, como Diamante do Oeste, Vera Cruz do Oeste, São Pedro do Iguaçu entre outros. Recentemente, foram feitas visitas iniciais aos produtores rurais de Ouro Verde do Oeste com a técnica da Biolabore Paula Hermes e em Capanema com o técnico Daniel Mol. Durante as visitas foi feito um levantamento e avaliação das propriedades e dado instruções quanto à adequação necessária de acordo com a legislação em cada propriedade.

Depois de cumpridas as exigências, a documentação será encaminhada para o Tecpar para avaliação e após aprovação são agendadas as auditorias. Quanto ao município de Ouro Verde do Oeste, o núcleo Unioeste tem como objetivo auxiliar a parte técnica e encaminhar para certificação os produtores rurais interessados em obter o Certificado de Conformidade Orgânica.

Biolabore

A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná está localizada no Centro Avançado de Pesquisas (CAP) de Santa Helena na Rodovia 497, Linha Novo Paraíso, Santa Helena/PR. Atualmente possuí 72 cooperados um grupo multidisciplinar de Engenheiros Agrônomos, Agrícolas, Químicos e Ambientais, Zootecnistas, Médicos Veterinários, Biólogos, Administradores, Turismologos, Geógrafos, Sociólogos, Economistas, e Advogados e técnicos agropecuários, com formações de nível técnico, superior, pós-graduados (mestres e doutores). Tem como missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável e uma visão de ser referência na elaboração e atuação em projetos sustentáveis no Brasil. Atualmente são mais de 1800 agricultores assistidos em 54 municípios atendidos.

 

 

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw