Os municípios integrantes da 20ª Regional de Saúde, participaram quinta-feira (05), em Toledo, da 2ª Oficina Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pela Seab (Secretaria de Estado do Abastecimento), Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) e Coresan (Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional). O objetivo foi de fortalecer a política estadual de segurança alimentar.
O Coresan tem como finalidade a promoção e a proteção do Direito Humano à Alimentação Adequada no território regional, que abrange os 20 municípios da Regional de Saúde de Toledo. Os objetivos estão atrelados ao direito humano de acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, com base em práticas alimentares saudáveis, que respeitem a diversidade cultural e que seja social, econômico e ambientalmente sustentáveis, assegurando a soberania alimentar.
A Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), entra no Coresan como integrante da sociedade civil e como atua em assistência técnica e extensão rural (Ater ), com suporte a várias atividades relacionadas a agricultura familiar, desempenha papel importante em sanidade.
Conforme a tecnóloga em alimentos da Biolabore, Débora Guerino Boico, todos os municípios precisam implantar o Sistema de Segurança Alimentar (Sisan). Em Santa Helena a Cooperativa vai auxiliar para a implantação, juntamente com as secretarias de Agricultura, Educação, Saúde e Assistência Social. Um planejamento de ações está sendo previsto e deve iniciar nos próximos dias, segundo Débora Guerino Boico.
O Sisan é integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, dos estados e dos Municípios e pelas instituições privadas, e busca zelar pela segurança alimentar e nutricional com respeito a legislação aplicável.