Aconteceu no dia 2 de junho a Assembleia Geral Ordinária de instituição da Associação de Apicultores de Ramilândia, denominada APIRA. A Associação tem o objetivo de promover o desenvolvimento da Apicultura na Região de Ramilândia e municípios circunvizinhos, orientando, auxiliando e amparando os apicultores e seus associados e contribuir para aumento da produção apícola.
A assembleia contou com 23 sócios fundadores, na sua grande maioria assentados do Assentamento 16 de Maio que já estão desenvolvendo a atividade apícola, que iniciaram na criação racional de abelhas através do projeto de incentivo da Prefeitura Municipal com o objetivo de fomentar a Apicultura na região e gerar renda aos envolvidos.
A criação da associação faz parte do trabalho feito pelo técnico de campo em apicultura da Cooperativa de Assistência Técnica e Trabalho do Paraná – BIOLABORE, Tadeu Junior. Esse trabalho de apoio ofertado pela Biolabore tem como objetivo fomentar a criação racional de abelhas e qualificar os apicultores da região através do Projeto de Agricultura Orgânica na Bacia Do Paraná 3 por meio do projeto Cultivando Água boa da Itaipu Binacional.
Marcou presença na Assembleia o Presidente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária, Wagner Gazziero que apresentou aos sócios fundadores as ações da Coofamel e fornecer todo o apoio a associação na parte de aquisição de produtos e insumos, e também garantir a comercialização do mel e subprodutos da abelha. Também contou com a presença da Zootecnista Elisa Koefender do projeto de Ater em Agroecologia da Biolabore e MDA que atua na região prestando assistência técnica em agroecologia.
A pauta da Assembleia foi apresentação da chapa com os candidatos a eleição para o conselho administrativo e os membros do conselho fiscal e a leitura e eleição do novo estatuto social, além de alguns assuntos gerais ligados a parte técnica da atividade apícola.
Biolabore
A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná está localizada no Centro Avançado de Pesquisas (CAP) de Santa Helena na Rodovia 497, Linha Novo Paraíso, Santa Helena/ PR. Atualmente possuí 68 cooperados um grupo multidisciplinar deengenheirosagrônomos, agrícolas e ambientais, zootecnistas, médico veterinário, biólogos, filósofo, teólogo, administradores, turismólogo, geógrafo, sociólogo e técnicos agropecuários e agrícolas, engenheiraquímica, engenheiro ambiental, economista, e advogado com formações de nível técnico, superior, pós-graduados, mestres e doutores. Tem como missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável e uma visão de ser referência na elaboração e atuação em projetos sustentáveis no Brasil. Atualmente são mais de 1800 agricultores assistidos em 54 municípios.