As famílias do reassentamento São Francisco em Cascavel receberam no dia 8 de novembro um Curso de Apicultura ministrado pelo Consultor e também presidente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel) Wagner Gazzeiro. Os produtores são atendidos pela Tecnóloga em Agroecologia, Marcia Fagundes, através da Biolabore – Cooperativa e Trabalho e Assistência Técnica do Paraná.
O reassentamento envolve 37 famílias sendo que as atividades foram desenvolvidas na propriedade do senhor Lauro Blausios que possui seis caixas de abelhas, mas não trabalha a técnica.
De acordo com tecnóloga, Marcia Fagundes, o curso foi importante para todos os envolvidos que possuem interesse em ingressar na atividade e tirar suas duvidas. “Repassamos a parte teórica no período da manhã e a prática à tarde. Os participantes aprenderam a dividir um enxame e como lidar da forma correta com a abelhas para não haver contaminação no mel e assim ter um mel de qualidade, além de aumentar a produção com as técnicas corretas empregadas”, conta.
Após as orientações, cerca de dez agricultores demonstraram interesse em formar um grupo e iniciar na atividade através do total apoio técnico da Biolabore com o objetivo de agregar mais renda e qualidade de vida aos assentados.
O consultor e presidente da Coofamel, Wagner Gazierro, explica que a apicultura é uma atividade que vem despontando na região, devido a sua cadeia fechada de produção, onde o produtor tem assistência desde a implantação até a venda, com um mercado consumidor bastante amplo. “A apicultura é uma atividade ecologicamente e economicamente viável, além de ser um indicador de qualidade ambiental”, reforça.
No Brasil, são produzidos em média 45 mil toneladas de mel por ano. Pelo menos metade é destinada à exportação. O bom resultado na produção do mel está no manejo e também no clima. As chuvas sequenciais nos meses de produção prejudicam. Assim como a falta de chuva que prejudica a floração. Para esse ano a expectativa é de clima favorável.
Esse projeto é uma realização da Biolabore através do convênio com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel.
Biolabore
A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná está localizada no Centro Avançado de Pesquisas (CAP) de Santa Helena na Rodovia 497, Linha Novo Paraíso, Santa Helena/ PR. Atualmente possuí 68 cooperados um grupo multidisciplinar de engenheiros agrônomos, agrícolas e ambientais, zootecnistas, médico veterinário, biólogos, filósofo, teólogo, administradores, turismólogo, geógrafo, sociólogo e técnicos agropecuários e agrícolas, engenheira química, engenheiro ambiental, economista, e advogado com formações de nível técnico, superior, pós-graduados, mestres e doutores. Tem como missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável e uma visão de ser referência na elaboração e atuação em projetos sustentáveis no Brasil. Atualmente são mais de 1800 agricultores assistidos em 54 municípios.