Potencialização nutritiva. Aproveitamento total de frutas na merenda escolar. As cascas de melancia, melão e banana podem virar delícias quando preparadas corretamente. O que viraria lixo se transforma em alimentos de alto poder nutricional. O ‘Reaproveitamento Total dos Alimentos da Merenda Escolar’ foi o tema de um curso desenvolvido em Vera Cruz do Oeste.
Uma turma de 40 pessoas, composta por merendeiras e agricultores participou do treinamento prático e conheceu os procedimentos corretos na produção de doces. A iniciativa foi da Administração Municipal de Vera Cruz do Oeste com a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica (Biolabore), Itaipu Binacional e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Todo o trabalho foi acompanhado pela nutricionista da Secretaria de Educação de Vera Cruz do Oeste, Jaqueline Piati, e ministrado em parceria pela tecnóloga em alimentos, Débora Guerino Boico, o engenheiro agrônomo, Marcos Rogério dos Santos e a técnica Delma Ristof Fontanesi, que prestam serviços à Biolabore.
O que foi feito pelo grupo, foi divido com os participantes da oficina ao final da capacitação como forma de compartilhar com familiares e amigos o resultado da experiência. O principal objetivo é mostrar que, a totalidade dos frutos pode ser utilizada na alimentação, tanto em casa, como na merenda escolar, segundo o engenheiro agrônomo Marcos dos Santos.