Após solicitação da coordenação do Programa de pós- graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Marechal Candido Rondon, os técnicos da Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná, engenheira agrônoma, Méllany Cunha Born Alves e Vinicius Mattia estiveram presentes na aula de mestrado da disciplina de Agroecologia e Meio Ambiente.
O objetivo foi apresentar a Biolabore e falar sobre sua forma de atuação na Assistência Técnica e Extensão Rural em prol da agricultura familiar e agroecológica.
O técnico Vinicius Mattia realizou uma explanação breve sobre o histórico da Biolabore, sua área de abrangência atual, principais parceiros e demais informações institucionais. Além disso, falou sobre o convênio com a Itaipu Binacional e sua atuação junto aos agricultores na Bacia do Paraná III.
A técnica Mellany Cunha Born Alves apresentou o convênio Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) a atuação dos técnicos na reunião Oeste e Norte do Estado.
Também esteve presente um técnico do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia -CAPA para apresentação da instituição e sua atuação.
Foram discutidos entre todos os presentes vários assuntos, principalmente relacionados à agricultura familiar, agroindústrias, agroecologia e o convênio com ATER, que realmente beneficia e auxilia os agricultores.
De acordo com Vinicius Mattia, esta ação resultou em uma divulgação da Cooperativa e seus trabalhos desempenhados, além de estimular os discentes do curso a se juntarem em apoio ao desenvolvimento sustentável na região.
Biolabore
A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná está localizada no Centro Avançado de Pesquisas (CAP) de Santa Helena na Rodovia 497, Linha Novo Paraíso, Santa Helena/ PR. Atualmente possuí 68 cooperados um grupo multidisciplinar de engenheiros agrônomos, agrícolas e ambientais, zootecnistas, médico veterinário, biólogos, filósofo, teólogo, administradores, turismólogo, geógrafo, sociólogo e técnicos agropecuários e agrícolas, engenheira química, engenheiro ambiental, economista, e advogado com formações de nível técnico, superior, pós-graduados, mestres e doutores. Tem como missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável e uma visão de ser referência na elaboração e atuação em projetos sustentáveis no Brasil. Atualmente são mais de 1800 agricultores assistidos em 54 municípios.