Por Da Assessoria | Postado em: 12/01 - 17:17
Biolabore participa do aniversário do Parque Nacional do Iguaçu

As homenagens foram voltadas ao aniversário de 78 anos de criação do Parque Nacional do Iguaçu na terça-feira (10).  Quem esteve presente fazendo parte dessas comemorações foi a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore que tem o Parque como um dos parceiros e apoiadores dos projetos desenvolvidos no setor agrícola na região.

Representando a Biolabore esteve no evento o presidente da Biolabore, Douglas F. Kunz, agrônomo Daniel Mol, o agrônomo Vinícius Mattia e o Tecnólogo em Agroecologia, Faguiner Araújo. A Biolabore juntamente com a Cataratas S/A, ICMbio, Associação Santa Ana, Tamoios, Coafaso e Prefeitura de Capanema apresentaram o projeto da fruta, iniciado junto aos parceiros WWF e BID. O projeto terá continuidade nesse ano de 2017.

De acordo com o presidente, Douglas F. Kunz, a participação da Biolabore foi positiva, pois os trabalhos relatados estão de acordo com o cronograma e o planejamento tendo uma boa previsão de safra. “Além disso, a Biolabore está articulando canais de comercialização dessa produção. É o resultado de um grande trabalho apresentado para nossos parceiros”, explica.

Além disso, participaram da programação que iniciou com música erudita, bolo comemorativo, visitação as atividades especiais, exposição “Parques Nacionais Brasileiros”, Feira de Produtos da Agricultura Familiar do Entorno do Parque e durante a noite solenidade oficial.

História

A unidade de conservação que abriga as Cataratas do Iguaçu é a segunda mais antiga do país.

Os 185 hectares vizinhos ao Parque Iguazú, na Argentina, são o maior remanescente de mata atlântica da região sul e um dos poucos redutos da onça-pintada na natureza.

Além de garantir a preservação da fauna e da flora local, o atrativo é um dos mais visitados por estrangeiros em viagem pelo Brasil. Em 2016, foram cerca de 1,5 milhão de turistas e moradores da região, sendo 740 mil representantes de mais de 170 países.

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939 por meio do Decreto 1.035. A delimitação da área por parte da União teve grande influência da visita de Santos Dumont à região em 1916, quando ficou hospedado às margens das quedas d’água. O aviador se mostrou indignado com o fato de a área pertencer a um estrangeiro, o uruguaio Jesus Vál.

Em 1986, a unidade se tornou a primeira unidade de conservação brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco.

Cerca de 10 mil pessoas passaram pelas comemorações.

Biolabore

A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná está localizada no Centro Avançado de Pesquisas (CAP) de Santa Helena na Rodovia 497, Linha Novo Paraíso, Santa Helena/PR. Atualmente possuí 72 cooperados um grupo multidisciplinar de Engenheiros Agrônomos, Agrícolas, Químicos e Ambientais, Zootecnistas, Médicos Veterinários, Biólogos, Administradores, Turismologos, Geógrafos, Sociólogos, Economistas, e Advogados e técnicos agropecuários, com formações de nível técnico, superior, pós-graduados (mestres e doutores). Tem como missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável e uma visão de ser referência na elaboração e atuação em projetos sustentáveis no Brasil. Atualmente são mais de 1800 agricultores assistidos em 54 municípios atendidos.

Mais Notícias

Fale conosco
Rodovia PR 488, km 63 - Linha Novo Paraíso - Centro Avançado de Pesquisa (CAP) - Santa Helena - PR - CEP: 85.892-000
(45) 3268 3258
biolabore@gmail.com.br
Biolabore Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw