Um grupo de produtores rurais de Palotina participou de um trabalho prático voltado a microrganismos eficazes. Conforme o assessor técnico da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Juliano Casagrande, a atividade consistiu da captura e multiplicação dos microrganismos, que têm papel fundamental no solo para a produção de plantas, assim como na alimentação dos animais.
A ação foi realizada em parceria pela Biolabore, com a prefeitura de Palotina, Emater, Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Palotina e Itaipu, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Produtores de outros municípios da região também podem participar deste tipo de ação, assim como já ocorreu em algumas localidades.
Conforme Casagrande, com a prática da agricultura atual e, decorrente da monocultura com produção intensiva, em escala industrial, gera-se um degrado do equilíbrio ambiental. A produção de variedades específicas faz com que haja a perda dos microrganismos do solo e, desta forma há um empobrecimento nestas áreas.
A prática desenvolvida em Palotina teve como objetivos instruir os produtores quanto aos procedimentos de captura, o que gera a independência em relação à aplicação das técnicas de repovoamento dos microrganismos.
Veja o vídeo sobre os procedimentos para captura dos microrganismos.