A Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – BIOLABORE, juntamente com a Associação de Produtores Orgânicos de Palotina – APOP, realizou no último dia 22 de junho um seminário sobre homeopatia na agropecuária de Palotina, na comunidade de Linha Aparecidinha focando o uso do método nos solos, plantas e animais.
Entre os objetivos da realização do evento esteve a divulgação e estimulação do uso da homeopatia animal e vegetal pelos agricultores familiares; viabilização e trocas de experiências sobre o uso da homeopatia entre técnicos, agricultores, suas organizações e as entidades de assessoria e de pesquisa; socializar e divulgar pesquisas e experiências no uso da homeopatia em animais e vegetais; propor e planejar ações e estratégias visando ampliar e consolidar o uso da homeopatia na agropecuária e promover a ciência da homeopatia de acordo com sua doutrina e princípios.
O evento teve participação do vice-prefeito de Palotina, Idenir Pedrino Brun, vereadores, Emater - escritório local de Palotina, associados da APOP e demais agricultores familiares.
A programação iniciou no período da manhã com a realização de duas palestras. Uma delas foi sobre o cenário da homeopatia na agropecuária, perspectivas e desafios com assessor técnico e Homeopata da Biolabore, Juliano Casagrande e a segunda palestra sobre homeopatia aplicada na agropecuária, experiências práticas com o engenheiro agrônomo e homeopata do Centro de Apoio e Promoção a Agroecologia - CAPA – Sidnei Francisco Muller.
No período da tarde foi realizada uma mesa redonda com relato de experiências dos agricultores: Flavio Berno, Eliane Lehmkuhl, André Dagiós, Lucinéia Pradella, Mauro Barbosa-Janete Barbosa e Edinéia Kisler.
Do seminário culminou na possibilidade de realizar em dezembro um dia de campo sobre homeopatia na produção de soja.
Procura
Nos últimos anos, tem sido crescente a quantia de agricultores e organizações envolvidos com a agricultura sustentável e a agroecologia no município de Palotina principalmente a busca pelo conhecimento e o uso da homeopatia na produção animal e vegetal.
Desde o ano 2009 vem sendo realizado uma série cursos e capacitações nesta área como a realização dos cursos de capacitação 2009, 2014-2015 e foi oportunizado a agricultores familiares participar de um curso de extensão universitária na UNIOESTE em Marechal Cândido Rondon (2014).
O seminário foi promovido pela Biolabore e APOP, Itaipu Binacional através do programa Cultivando Água Boa com apoio da Prefeitura Municipal de Palotina, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater-PR e CAPA Centro de Apoio e Promoção a Agroecologia.
Biolabore
A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná está localizada no Centro Avançado de Pesquisas (CAP) de Santa Helena na Rodovia 497, Linha Novo Paraíso, Santa Helena/ PR. Atualmente possuí 68 cooperados um grupo multidisciplinar deengenheirosagrônomos, agrícolas e ambientais, zootecnistas, médico veterinário, biólogos, filósofo, teólogo, administradores, turismólogo, geógrafo, sociólogo e técnicos agropecuários e agrícolas, engenheiraquímica, engenheiro ambiental, economista, e advogado com formações de nível técnico, superior, pós-graduados, mestres e doutores. Tem como missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável e uma visão de ser referência na elaboração e atuação em projetos sustentáveis no Brasil. Atualmente são mais de 1800 agricultores assistidos em 54 municípios.